sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Agora sou brevetado na engenharia do serviço técnico da DGST/CBMERJ

Agora é oficial! Mais um brevê lindo no peito!

"Nobre, indômita heróica e emblemática! Assim é a engenharia de especialização em prevenção de incêndios"

Rafael Edgard, Claudia Figueiredo, Viviane, Tiago Gomes, Gonçalves,
Martinez, Ramiro,  Vimercatti, Grassi, Polyto, Rios

É a engenharia do serviço técnico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e.mail que recebi recebi do Coordenador do Curso com a nota final da prova mais emblemática

A análise de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico!

Torna público a solenidade de formatura dos alunos do Curso de Especialização em Prevenção de Incêndios (CEPrevI/2011), a qual será realizada conforme o seguinte cronograma:
II – INSTRUÇÃO PUBLICADO: BOL. SEDEC/CBMERJ N. 03 de 4JAN2012
1. 3º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS – SOLENIDADE DE FORMATURA – NOTA DGEI/DIV.INST. 014/2012

O Diretor-Geral de Ensino e Instrução, atendendo à solicitação do Diretor- Geral de Serviços Técnicos,

Local Museu Histórico do CBMERJ
Data 09 de janeiro de 2012
Horário 16:00h
Uniforme: Oficiais, Subtenentes e Sargentos: 2ºF;
Cabos e Soldados: 2ºG; e
Civis convidados: Esporte Fino

Cel BM LINCOLN

Ten-Cel BM RAMIRO
Ten-Cel BM BORGES

Maj BM GONÇALVES

Cap BM CLAUDIA
Cap BM ALESSANDRO SANTOS
Cap BM TIAGO GOMES
Cap BM MARTINEZ
Cap BM SIDNEI DIAS
Cap BM JULIANA RAMOS
Cap BM LACERDA
Cap BM VIVIANE BERNARDO
Cap BM FERNANDO COSTA
Cap BM CASTANHO 
Cap BM SAMIR 


1° Ten BM EDUARDO FERREIRA
1° Ten BM GRASSI
1° Ten BM THAYENNE 
1° Ten BM CASSIANO MARQUES
1° Ten BM HENRIQUE DE PAULA
1° Ten BM RUBENS LACERDA 
1° Ten BM RAFAEL EDGARD
1° Ten BM EVANGELISTA 
1º Ten BM RIOS 
1º Ten BM POLYCARPO
1º Ten BM VIMERCATI
1º Ten BM VILLAVERDE
1º Ten BM ROBSON CLEMENTINO
1º Ten BM BRUNO MELO 

2° Ten BM JÚLIO CÉSAR
2° Ten BM FERNANDO FERREIRA
2° Ten BM VICTOR MARQUES  
2° Ten BM DE VERAS 


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns aos Formandos CEPrevI 2011  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcus Vinicius Teixeira GUASTINI Grilo
Major BM QOC/97 - RG: 20129"

Segue discurso que preparei na íntegra


Exmo Sr. Cmt-Geral Coronel Sérgio Simões, ilmo Sr. Coronel Jerri Subsecretário de Estado da Defesa Civil, ilmo Sr. Coronel Alcântara Subcmt-Geral e Chefe do Estado Maior Geral, Diretores, Comandantes, demais autoridades militares, oficiais e oficialas, senhoras e senhores, convidados, convidadas, amigos e concludentes boa tarde.

Gostaria primeiramente de agradecer a Deus pela oportunidade que tivemos de fazer parte da 3ª Turma do Curso de Especialização em Prevenção de Incêndio. Hoje aqui reunida, e recepcionada, para valorizar os méritos alcançados por seus concludentes. Temos a certeza, de que muitos e importantes valores, foram agregados nestes quase 4meses de curso para a nossa formação continuada na profissão que escolhemos.

Trabalhoso foi o curso ora concluído. E do que se espera do ensino-aprendizagem, construímos e absorvemos o conhecimento. Havendo sensível mudança de comportamento e transformação, em nosso modo de sentir, analisar e atuar no serviço técnico. Agora carregamos argumentos sólidos e bem fundamentados no que tange a legislação contra incêndio e pânico. Nos tornamos mais eficientes, massa crítica e logramos êxito, em desenvolver as reais e necessárias competências que irão nortear a análise de projetos de segurança contra incêndio e pânico do futuro, gerando serviços, negócios e a produtividade que se espera do Corpo de Bombeiros Militar.

Não podemos deixar de agradecer a nossa eficiente e singular Diretoria Geral de Serviços Técnicos. E toda a sua briosa equipe de oficiais distintos. Cel Sarno, Cel Fontinele, Major Polito, Major Guastini, Major Luciano. Que como gestores do conhecimento, construíram e adequaram o planejamento, condução e avaliação da grade curricular do curso ora terminada. Sempre equilibrando suas vidas e o dia a dia na Diretoria em paralelo com o ensino em sala de aula.

Estamos cientes de que nos foi oferecido pelos instrutores, o melhor do melhor de suas experiências, práticas de análise e conhecimento pessoal. Seus analistas, muitos oriundos da primeira turma deste mesmo curso, nos mostraram a legislação vigente sob outro ângulo, isto é, diferente do que já conhecíamos. E desta forma, nos tornamos capazes de compreender a melhor e mais correta forma de aplicá-la, com eficiência, coerência e com razoabilidade. Face às inúmeras e diferentes situações apresentadas por projetistas, engenheiros e arquitetos.

Sabemos dos esforços implicados na execução deste curso, por parte de seus idealizadores. Afinal, devemos lembrar que já se passaram 10anos desde a última turma formada. Então, orgulhosamente, nos tornamos uma nova geração de oficiais da engenharia “brevetados”. E sabemos da responsabilidade para com a nossa Corporação e a Sociedade.

Temos a certeza, de que fizemos a melhor escolha dentre as possíveis, quando decidimos realizar, junto com outros afazeres, este curso as quintas, sextas e sábados. Não importa. Buscamos a excelência do conhecimento do serviço técnico.

Compreendemos que nossos oficiais analistas são a base e os gestores do conhecimento do serviço técnico em suas respectivas Unidades de Bombeiro Militar. Tornando a engenharia, desenvolvida nos grupamentos de bombeiros de nosso Estado e seu oficial da engenharia, com “brevê de curso”, muitas vezes, dos bravos o primeiro, na proteção de bens e vidas.

Durante o curso, nos foi ensinado que a engenharia, ao contrário da matemática e da física, é puro sentimento. Um sentimento que se tornou realidade no ano de 1976, com o advento do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Código este, emblemático e divisor de águas na engenharia de serviços técnicos. E que é a espinha dorsal de nossa Missão Dupla e Dever de Vidas Alheias e Riquezas Salvar.

Aprendemos neste curso, que o efeito das exigências do COSCIP, sobre o projeto e na sua consecução final, em face da edificação que lhe dará forma, não é nenhum paradigma. Afinal, “nenhuma exigência é mais absurda que a vontade de não cumpri-la”. Pois sempre se objetivará a aprovação do projeto. Desde que parâmetros mínimos de exigência, sejam cumpridos lhes conferindo deferimento ou indeferimento. Diante de uma análise justa e proporcional ao risco classificado.

Para finalizar faço em nome dos concludentes o agradecimento formal ao Excelentíssimo Senhor Cel Cmt-Geral (cel Sergio Simões ou aqui representado) em nome da 3ª Turma do Curso de Especialização em Prevenção de Incêndio, que em sua visão de futuro tornou possível o que aqui vivenciamos nesta solenidade.

Podemos garantir ao comando da Corporação, que iremos fazer a diferença sabendo como exigir, onde exigir e a quem exigir. Quer na paz, quer na guerra a engenharia fulgura sobranceira em nossa história. Estaremos sempre presentes apoiando e guiando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro de forma indômita, comprometida e heróica, trabalhando sem cessar, tornando a nossa Corporação mais moderna, eficiente e uma referência no cenário nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo blog! O discurso esta otimo!