terça-feira, 28 de junho de 2011

De onde veio o conceito de meritocracia?

Da china antiga



A china é enorme. Uma das civilizações mais antigas do mundo. Que apresenta uma história muito rica e cultura complexa.
Da china surgiu a brilhante idéia da realização de concursos públicos para o preenchimento de cargos. A intenção do imperador era selecionar os candidatos mais qualificados para ocupar os cargos públicos. Tratava-se de um sistema inovador para a época, pois os candidatos eram escolhidos com base no mérito e não na origem social ou por "apadrinhamento". Por isso, costuma-se dizer que foi na China que surgiu a idéia de meritocracia.

Meu seguidor: Se quiser pode parar de ler aqui. Afinal, para se ter sorte na vida é preciso ter a oportunidade de mostrar sua competência. nem sempre isso é possível se você não tem rede de relacionamento efetiva e consequente além de amigos influentes, a meritocracia nem sempre vence o apadrinhamento dos "amigos dos amigos".

Se chegou aqui continue. Vale a pena.
Basta olharmos no mapa para percebermos como a china é grande e com diferentes climas e paisagens que atravessam seu território.
É um mundo em si mesma com florestas fechadas, desertos, montanhas insuperáveis, pradarias férteis, pântanos e planícies congeladas.
Os chineses observaram que a natureza tinha um equilíbrio com uma harmonia entre forças diferentes e opostas. Estas duas forças yin e yang se complementam e não podem existir uma sem a outra. As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza. Essas observações foram a base da famosa tradição da sabedoria chinesa.
Traçando uma linha pelo meio da china vemos o Rio Amarelo. Neste rio há 5000 anos a.C. começaram a se desenvolver os primeiros povos da grande civilização chinesa. Estes povos cresceram e se desenvolveram, mas por volta de 1500 a.C. foram dominados pela dinastia Chang que durou mais de 700anos. Depois a dinastia Chang foi substituída pela dinastia Chou. Mas em seguida várias famílias queriam o poder, havendo guerra de todos contra todos.
Essa fase ficou conhecida como a era dos Reinos Combatentes. Durou até o ano 221 a.C., quando a dinastia Chin unificou o país e estabeleceu o Império que deu nome a atual China.
Seu primeiro imperador organizou. Construiu um sistema de estradas e canais para facilitar o comércio, todos começaram a usar o mesmo dinheiro, calendário e escrita. Impôs um sistema de leis, organizando o império. Criou os cargos públicos, concursos e o conceito da meritocracia, se és um indivíduo competente, não precisa de amigos, apenas de sua competência testada.
Deu início a construção da muralha da china para manter revolucionários e bárbaros afastados e para que nenhum exército inimigo pudesse atravessar as fronteiras do império e houvesse vigilância. A muralha também ajudou a unificar o império. Por cima dela havia uma rota de uma ponta a outra no território. Todos podiam transitar e vender suas mercadorias sem medo de bandidos ou ladrões.
Quando o imperador da dinastia Chin chegou ao fim de seus dias decidiu que sua morte tinha de ser tão importante quanto sua vida. Então, mandou construir uma tumba na qual colocou um exército de 8000estátuas de guerreiros de Terracota. Note na foto abaixo, todos são diferentes entre si e, de uma forma ou outra, fizeram parte da vida do imperador Qin Shi Hungdi, da dinastia Chin. 


Enquanto a china estava em plena era dos reinos combatentes, nasceu um sábio chamado Confúcio que se tornou ministro de um dos reis que lutava pelo poder. Cansado de tanta violência, traição e mentira Confúcio abandonou o cargo de ministro e se dedicou a caminhar entre um reino e outro com o objetivo de compartilhar sua sabedoria.
Os livros de Confúcio pregam oito verdades básicas: O respeito pelos outros, a tolerância, o perdão, a fidelidade, a devoção, a confiança, o dever e o culto dos antepassados.
Confúcio se tornou popular em toda a china durante a dinastia Han. Transformando-se em uma figura lendária. Seus seguidores o chamavam de mestre.
Além do confucionismo também existiam o Taoísmo e o Budismo. As três religiões eram fundamentadas na busca da harmonia interior que está em relação direta com a harmonia da natureza.

Nenhum comentário: